DORMIR JUNTOS

é uma das coisas mais gostosas da nossa vida de mãe, pai e filho. Faz bem a nós três. É uma coisa linda de viver. E de quebra ajuda no sono de todo mundo.

Quem diria que no começo a gente tinha preparado um berço pro Francisco. Ficava colado na cama. Nas primeiras noites foi lá que ele dormiu. Quando acordava pra mamar, eu levantava, amamentava sentada no sofá. Caía no sono muitas vezes, com ele no colo… Cansativo. Compreensível que assim muitas mães comecem um desmame noturno precoce — por falta de energia para encarar um sono picado. Eu encararia esse ritmo. Mas ainda bem que apareceu essa solução elementar: a cama compartilhada.

Agradeço ao Marco por ter tomado a iniciativa de trazer o Francisco pra nossa cama na hora de dormir. Foi ótimo! Comecei a amamentar deitada. Isso significa que de madrugada temos um mínimo de esforço. Praticamente dormindo o Francisco se aproxima e mama.

Mas não quero dizer que dormimos a noite toda, sem acordar. Eu mesma preciso muitas vezes fazer um xixi noturno.

E por falar em xixi noturno, o Francisco usa uma fralda de pano com cobertura extra; assim, trocamos de fralda de manhãzinha, na maior parte das vezes.

O dormir junto também vale para as sonecas durante o dia. Dá para perceber claramente a qualidade e a duração do cochilo quando estou junto e quando deixo o Francisco dormindo sozinho. Até mesmo junto com o Marco o Francisco dorme melhor. Certamente é algo instintivo: um bebê pré-histórico dormindo desacompanhado seria uma presa muito fácil, não?

E os afazeres da casa, você deixa de lado pra ficar deitada junto com o Francisco? Sim. Prefiro que a louça, o amontoado de roupas e a poeira no chão fiquem esperando… questão de priorizar.

Com o tempo percebemos o quanto é valioso o sono — não somente do ponto de vista prático, mas pelo aspecto afetivo. Dormir junto é dividir muito carinho, proteger-se uns aos outros.

Quem opta por cama compartilhada se confronta com alguns mitos que circundam o assunto. Tudo fácil de rebater!

Em outro post já recomendei alguns textos, vale a pena repetir os links: aqui e aqui; recomendações e cuidados, aqui. Ah, tem esse aqui também.

E bom sono ;)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s